São Paulo

Macron Inaugura Filial do Institut Pasteur na USP durante Visita ao Brasil

USP Imagens/Divulgação)

O presidente francês Emmanuel Macron realizou, nesta quinta-feira (27), a inauguração da filial do renomado Institut Pasteur na Universidade de São Paulo (USP). Durante sua primeira visita oficial ao Brasil, Macron destacou a tradição francesa em pesquisas científicas e ressaltou a importância da presença do laboratório no país.

O centro de pesquisas em saúde, que possui uma área de 2.000 metros quadrados, tem capacidade para abrigar até cem cientistas do Brasil e de outras nações. Fruto de um acordo assinado há uma década entre a USP e o Institut Pasteur da França, o laboratório é equipado com tecnologia de ponta e altos padrões de segurança biológica, permitindo a realização de experimentos com vírus altamente contagiosos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O grande destaque da unidade é sua capacidade de contribuir significativamente para a identificação, prevenção e tratamento de doenças graves. Além de acompanhar o desenvolvimento de vírus potencialmente pandêmicos, o laboratório também visa acelerar a produção de vacinas. Entre as áreas de pesquisa prioritárias estão o estudo de doenças que afetam o sistema nervoso, como Alzheimer e Zika.

A fundação, cujo nome é uma homenagem a Louis Pasteur, pioneiro da microbiologia e da medicina, possui uma vasta rede com mais de 30 unidades em 25 países. Pasteur é conhecido por suas contribuições revolucionárias para a ciência, incluindo a criação da primeira vacina contra a raiva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes da cerimônia de inauguração, o presidente Macron participou do 8º Fórum Econômico Brasil-França, na Fiesp, onde expressou críticas à proposta de acordo entre a União Europeia e o Mercosul, denominando-a como um “péssimo negócio”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile