Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Prefeitura de São Paulo, em resposta ao aumento de casos de dengue na cidade, anunciou nesta sexta-feira (29) que irá vacinar crianças de 10 a 14 anos contra a doença. A campanha de vacinação será realizada dentro das escolas localizadas em regiões com maior incidência da dengue, como Itaquera, na Zona Leste.
A capital paulista foi incluída na lista de cidades que receberão doses do imunizante, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (28). O estado de São Paulo receberá cerca de 421 mil doses, que serão distribuídas para 50 cidades, incluindo 11 mil doses para 11 cidades do Alto Tietê. A data de chegada das vacinas ainda não foi confirmada.
Dados preocupantes
O estado de São Paulo registra 158 óbitos causados pela dengue neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Outras 344 mortes são investigadas. No total, mais de 366 mil casos da doença já foram confirmados no estado, dos quais 388 são considerados graves.
Na capital paulista, 19 óbitos pela doença foram confirmados e outros 85 estão sendo investigados. De acordo com o último boletim de arboviroses da gestão municipal, 67 bairros da capital estão em epidemia de dengue, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
A campanha de vacinação nas escolas visa proteger as crianças, que são um grupo mais vulnerável à doença. A vacina contra a dengue é segura e eficaz na prevenção da doença, e pode ajudar a reduzir o número de casos graves e óbitos.
A Prefeitura de São Paulo aguarda a chegada das doses da vacina para iniciar a campanha de vacinação nas escolas. A data de início da campanha ainda não foi definida, mas será divulgada assim que as doses forem recebidas.
Segundo o último boletim de arboviroses da gestão municipal, 67 bairros da capital paulista estão em epidemia de dengue, apresentando mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Dentre esses bairros, destacam-se áreas como Água Rasa, Alto de Pinheiros, Anhanguera, Aricanduva, Artur Alvim, Barra Funda, Belém, Bom Retiro, Brasilândia, Butantã, Cachoeirinha, Campo Limpo, Cangaíba, Capão Redondo, Casa Verde, Cidade Ademar, Cidade Dutra, entre outros.