Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta terça-feira (02), motoristas de aplicativos realizam uma carreata na região do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo (SP), contra o Projeto de Lei Complementar 12/2024, proposto pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cria direitos trabalhistas para a categoria.
O ato começou por volta das 11h. Os manifestantes criticam alguns pontos do PLP e alegam que a proposta: reduz a remuneração dos motoristas, aumenta a tarifa das corridas para os passageiros e ignora as vontades dos motoristas, impondo a representação por sindicatos.
O projeto do Governo Lula propõe a criação da figura do “trabalhador autônomo por plataforma”, a designação de um salário mínimo mensal de R$ 1.412 e a obrigatoriedade de contribuição previdenciária do trabalhador, de 7,5%, e dos aplicativos, em 20%.
Além do ato, os motoristas afirmam ter reunido mais de 75 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra a PLP.
ASSISTA:
Motoristas de aplicativo se reuniram na manhã desta terça-feira (2) em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, contra o Projeto de Lei (PL) proposto pelo governo federal que visa regulamentar a profissão.
Imagens registradas por participantes do ato mostram diversos… pic.twitter.com/yYn9ZKiAQR — Jovem Pan News (@JovemPanNews) April 2, 2024