Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um menino de 1 ano se tornou a primeira vítima fatal de dengue em Cubatão (SP), na Baixada Santista. A morte, registrada em 14 de março, foi confirmada como dengue tipo 2 pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) no último sábado (6) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (11). Este é o 6º óbito pela doença na região em 2024, e eleva para 11 o número de mortes suspeitas em investigação.
A criança, do sexo masculino, teve uma rápida progressão dos sintomas e faleceu durante atendimento no Pronto-Socorro Infantil (PSI) de Cubatão. A investigação da morte foi iniciada no dia 18 de março pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do Estado.
Como todos os casos de mortes de crianças com até 2 anos, o caso será investigado pelo Comitê de Mortalidade Materno-infantil da Secretaria de Saúde do Município.
Em Cubatão, três mortes suspeitas por dengue foram descartadas após exames. A cidade registra 32 casos confirmados da doença, 322 descartados e 5 casos inconclusivos.
Na região da Baixada Santista, o total de mortes por dengue em 2024 chega a 6, com 11 casos suspeitos ainda em investigação.
Dengue em São Paulo
A capital paulista ultrapassou os 150 mil casos de dengue em 2024, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (12). O número total de casos é 153.871, o que equivale a 28,5% do total de casos no estado. Os óbitos confirmados em São Paulo somam 39, com outros 165 em investigação.