Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (31), a Enel Distribuidora SP, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital paulista e em outros 24 municípios da região metropolitana, anunciou a renúncia de Max Xavier Lins ao cargo de diretor-presidente. Max, que estava na presidência desde novembro de 2018, continuará no Grupo Enel em outra função.
A empresa informou que Guilherme Lencastre, que atuava como presidente do Conselho de Administração da companhia em São Paulo, assumirá o posto de diretor-presidente. Lencastre, com 26 anos de experiência no Grupo Enel, já foi presidente da área de Geração e diretor de Redes no Brasil. Ele é formado em Engenharia de Produção-Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
“Como parte das recentes mudanças implementadas na gestão da Enel no Brasil, Guilherme Lencastre assume como diretor-presidente da Enel Distribuição São Paulo, substituindo Max Xavier, que permanece no Grupo Enel. Lencastre deixa o Conselho da empresa em São Paulo e continuará presidindo o Conselho de Administração da Enel Brasil”, diz a nota enviada à TV Globo.
A renúncia de Max Xavier ocorre em meio a uma crise envolvendo apagões em São Paulo. O episódio mais recente, ocorrido em março deste ano, deixou moradores e comerciantes no Centro da capital sem luz por mais de uma semana devido a problemas na rede subterrânea da empresa. Até a Santa Casa de Misericórdia foi afetada.
Em novembro de 2023, após fortes temporais, alguns bairros de São Paulo ficaram mais de uma semana sem fornecimento de energia. Na ocasião, Max Xavier pediu desculpas à população e expressou sua solidariedade: “sentia a dor” de quem estava mais de 100 horas sem luz.
No dia 1º de abril, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a abertura de um processo disciplinar pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para investigar as “transgressões reiteradas” da concessionária em São Paulo.
Com a troca de liderança, espera-se que a Enel SP consiga superar os desafios recentes e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.