Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em São Paulo. O encontro foi registrado pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e marcou mais um momento de reaproximação entre os antigos adversários políticos.
A reaproximação entre Lula e Fernando Henrique Cardoso começou durante as eleições de 2022, quando FHC declarou apoio ao petista. Aos 93 anos, o ex-presidente tem mantido uma vida mais reclusa em seu apartamento na capital paulista.
Lula chegou a São Paulo no domingo (23) para cumprir uma série de agendas privadas. Além de FHC, ele se reuniu hoje com o renomado linguista norte-americano Noam Chomsky e com o escritor brasileiro Raduan Nassar, ambos amigos de longa data do presidente.
“Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney”, escreveu Lula em rede social.
Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José… pic.twitter.com/Sl8KLOMfBI
— Lula (@LulaOficial) June 24, 2024
A visita a Fernando Henrique Cardoso teve um caráter privado, mas ocorre em um dia significativo para o ex-presidente tucano, que comemora os 30 anos do Plano Real. FHC se reuniu com economistas responsáveis pela criação da moeda em 1994, entre eles Pedro Malan, Gustavo Franco e Pérsio Arida. Durante a implementação do Plano Real, Fernando Henrique foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco.
Noam Chomsky, de 95 anos, que recentemente teve alta hospitalar, também se encontrou com Lula. Chomsky, casado com uma brasileira, adotou o Brasil como segundo lar nos últimos anos e mantém uma amizade próxima com o presidente.
Lula deve retornar a Brasília ainda hoje, após cumprir suas agendas em São Paulo.