São Paulo

Justiça condena Itapecerica da Serra a indenizar jovem em R$ 200 mil por caso de suposta tortura envolvendo GCM

Itapecerica da Serra

A Justiça de São Paulo determinou que o município de Itapecerica da Serra pague uma indenização de R$ 200 mil a um jovem que foi supostamente vítima de tortura e humilhação por parte de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante uma abordagem ocorrida em maio de 2023.

A decisão, proferida pela juíza Máriam Joaquim da 1ª Vara de Itapecerica, baseia-se nas provas apresentadas durante o processo, que incluem fotografias dos agentes, laudo pericial do instituto de criminalística com áudios transcritos e fotografias extraídas de celulares, além do boletim de ocorrência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dos seis guardas envolvidos, três estão atualmente detidos, dois foram liberados e um permanece foragido. A prefeitura de Itapecerica da Serra ainda tem o direito de recorrer da decisão em instâncias superiores.

Além da ação por danos morais, os guardas municipais também respondem a um processo criminal pelos crimes de tortura. Cinco deles se entregaram à polícia em agosto do ano passado, após ter sido decretada prisão temporária.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo informações da Polícia Civil, as investigações contra os agentes foram iniciadas após denúncias de agressões contra um grupo de jovens durante uma abordagem policial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile