Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O apagão cibernético que causou problemas nos serviços bancários e atrasos em voos ao redor do mundo nesta sexta-feira (19) também impactou diversos hospitais em São Paulo (SP). O caos acontece no globo devido uma atualização do software de segurança da Microsoft.
No Hospital Sírio Libanês, a coleta de exames laboratoriais foi temporariamente suspensa pela manhã devido à instabilidade nos sistemas. Por volta das 12h30, a coleta foi retomada e o hospital informou que as unidades operaram normalmente, embora com certa lentidão.
Em nota, o hospital detalhou que as rotinas foram gradualmente normalizadas e que, além da suspensão temporária da coleta de exames laboratoriais, não houve grandes impactos para os pacientes. A suspensão foi causada pelo problema enfrentado pelo parceiro responsável pelo processamento das amostras.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o maior complexo hospitalar da América Latina, também foi afetado pelo apagão, que impactou equipamentos que utilizam a plataforma Windows 10.
No entanto, o hospital informou que o sistema já foi restabelecido sem prejuízos significativos aos serviços assistenciais.
O Hospital Albert Einstein identificou imediatamente o impacto da falha global nos sistemas de informação ainda durante a madrugada e fez as correções necessárias. Segundo o hospital, os sistemas estão agora restabelecidos e nenhum setor de atendimento aos pacientes está inoperante.
A Rede D’Or comunicou que os serviços e atendimentos em seus 73 hospitais continuam funcionando normalmente.