São Paulo

Agora vai? PSDB nacional oficializa Candidatura de Datena à Prefeitura de São Paulo

(PSDB)

Em uma decisão tomada na véspera da convenção do PSDB em São Paulo, o colegiado nacional da federação do partido com o Cidadania aprovou, nesta sexta-feira (26), a candidatura do apresentador José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. Além disso, a chapa de vereadores da federação, composta por 55 candidatos, também recebeu a aprovação.

A antecipação da decisão ocorre em meio a um movimento de uma ala tucana que defende o apoio ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Esse grupo pretende contestar a candidatura de Datena na convenção municipal programada para sábado (27).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A aprovação da candidatura de Datena foi unânime, conforme anunciado pelo PSDB. A decisão, segundo o partido, está em conformidade com o estatuto e a resolução da federação, que estipulam que a escolha de candidatos em cidades com mais de 200 mil eleitores deve ser submetida ao colegiado nacional. Desta forma, a convenção de sábado será um evento de confirmação e não terá poder deliberativo sobre a escolha de candidatos.

“O Colegiado Nacional da Federação PSDB-Cidadania aprovou em reunião na manhã desta sexta-feira (26), a candidatura de José Luiz Datena a prefeito de São Paulo e o apoio à chapa de vereadores da federação, formada por cerca de 55 candidatos. Não houve qualquer voto contrário à deliberação. A aprovação seguiu o art. 36 do estatuto da federação e a resolução Federação PSDB-Cidadania 014/2024, publicada no Diário Oficial da União, que determina que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como São Paulo, a escolha de candidatos e coligações deve ser aprovada pelo colegiado nacional. A convenção municipal de sábado servirá para a confirmação do candidato a vice-prefeito, cujo nome será anunciado pelo próprio Datena”, afirmou a nota oficial do PSDB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB, criticou a antecipação da decisão e afirmou que a homologação antecipada “cheira mal”, alegando que os ritos estatutários do partido foram desrespeitados. Alfredo, que foi destituído do cargo pela executiva nacional do PSDB, anunciou que pretende judicializar a questão. Na quinta-feira (25), ele havia protocolado um pedido para participar da convenção como pré-candidato a prefeito, propondo disputar prévias com Datena.

Em declarações à Folha de S. Paulo, Datena mencionou a possibilidade de desistir da candidatura, semelhante ao que fez o presidente dos EUA, Joe Biden. “Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, disse Datena.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A desistência não seria inédita para Datena, que desde 2016 abandonou quatro candidaturas. Em 2016, ele desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo PP devido a denúncias de corrupção envolvendo o partido na Operação Lava Jato. Em 2018, não avançou na candidatura ao Senado pelo extinto Democratas. Em 2020, abriu mão de ser candidato a vice-prefeito na chapa de Bruno Covas (PSDB), a pedido da TV Bandeirantes. Em 2022, sua pré-candidatura ao Senado pelo PSC foi prejudicada por indefinições na composição da chapa estadual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile