Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), comunicou no final da tarde deste domingo (11) que prevê concluir os trabalhos no local da queda da aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP), até segunda-feira (12).
Conforme estipulado pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e as normas do Sistema do Comando da Aeronáutica, a remoção da aeronave do local do acidente ficará sob a responsabilidade do operador da aeronave, após a liberação pelo Investigador-Encarregado do Cenipa e pelo responsável pela investigação policial.
Neste caso, caberá à Voepass arcar com os custos e providenciar a limpeza do local, incluindo bens e destroços, a fim de evitar danos ao meio ambiente, à segurança, à saúde pública, ou a propriedades privadas no condomínio residencial Recanto Florido, onde a aeronave caiu.
Em coletiva de imprensa realizada neste domingo, o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou que, após a conclusão da fase inicial dos trabalhos, a investigação seguirá para a etapa de Análise de Dados.
Nesta nova fase, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional, os fatores humanos envolvidos, além de uma análise dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura.