Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (29) sobre o risco elevado de incêndios em quase todo o território paulista. O aviso é reforçado pela previsão de elevação gradual das temperaturas entre esta sexta-feira (29) e domingo (31).
Entre 22 e 24 de agosto, o estado registrou 2,6 mil focos de calor, com 81,29% desses focos concentrados em áreas agropecuárias, como plantações de cana-de-açúcar e pastagens. A combinação de altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam significativamente o risco de queimadas.
Além das condições climáticas adversas, a Polícia investiga denúncias anônimas que apontam para suspeitos de envolvimento nos recentes incêndios no interior paulista. Até esta quinta-feira, sete pessoas haviam sido presas em relação a esses casos.
Calor Intenso e Baixa Umidade
As previsões meteorológicas indicam a presença de ventos fortes, com velocidades que podem atingir 60 km/h, e a falta de chuvas contribuem para o agravamento da situação. A Defesa Civil destaca que o enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste está intensificando o problema.
As regiões mais críticas quanto às temperaturas máximas são:
- Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú: temperaturas podem alcançar 35°C, com a Umidade Relativa do Ar (URA) caindo abaixo dos 20%.
- Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos: temperaturas previstas de 34°C, com URA entre 15% e 17%.
- Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos: termômetros podem marcar 33°C, com URA variando entre 13% e 15%.
- Itapeva, Sorocaba e Iperó: máximas de 29°C e URA abaixo dos 25%.
- Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá: máxima prevista de 27°C, com URA abaixo dos 35%.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas, como evitar queimadas e manter-se hidratado, além de estar atento a possíveis riscos de incêndios e seguir as recomendações das autoridades locais.