São Paulo

Queda de pipa causou apagão que afetou 940 mil casas de São Paulo e da Grande SP

Foto: Reprodução

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

No fim da tarde de sábado (31), um apagão afetou cerca de 942 mil imóveis em São Paulo e na Grande São Paulo. A causa foi a queda de uma pipa em uma subestação de energia elétrica, que provocou um curto-circuito, conforme informou a Eletrobras nesta segunda-feira (02).

Às 17h30 de sábado, o vídeo disponível mostra que a pipa atingiu o primeiro barramento da subestação, gerando um curto-circuito que acionou os sistemas de proteção, desconectando o barramento e evitando danos maiores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Doze segundos depois, uma rabiola com linha metálica e alumínio atingiu o segundo barramento, causando um novo curto-circuito. A situação levou ao desligamento total da subestação, que possui dois barramentos.

A Enel relatou que na capital paulista foram impactadas 650 mil ligações, o que representa 8% dos clientes da concessionária na cidade, sendo as zonas leste e norte as mais afetadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A EDP, responsável pela distribuição de energia em Guarulhos, informou que aproximadamente 292 mil clientes foram afetados, correspondendo a 13,5% da área que atende.

A Eletrobras acrescentou que, apenas em 2023, houve cinco incidentes semelhantes em subestações provocados por pipas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile