Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O estado de São Paulo amanheceu neste sábado (14) com 17 cidades registrando focos ativos de incêndio, de acordo com a Defesa Civil. A região de Campinas foi a mais afetada, com oito municípios enfrentando queimadas nas primeiras horas do dia.
Por volta das 11h30, o número de focos ativos havia caído para 14, mas, cerca de uma hora depois, subiu novamente para 16. Para combater as chamas, o governo paulista mobilizou 19 aeronaves, sendo oito de asa fixa e 11 de asa rotativa, a maior operação aérea de combate a incêndios já realizada no estado.
O número de queimadas segue alarmante em São Paulo, que permanece em situação de emergência devido ao alto risco de incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase mil focos foram registrados em setembro. Em resposta à situação crítica, o governo prorrogou o fechamento de parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro.
Cidades mais afetadas
Até as 6h40 deste sábado, os focos de incêndio foram registrados nos seguintes municípios:
- Mairiporã
- São Paulo (Perus)
- Bananal
- São José dos Campos
- Amparo
- Brotas
- Caconde
- Campo Limpo Paulista (Serra da Mursa)
- Lindóia
- Mococa
- Campinas (Morungaba)
- Araras
- Paulicéia
- São Carlos
- Cristais Paulista
- Itirapuã
- Castilho
Operação aérea histórica
A maior operação aérea já registrada no estado foi colocada em prática para enfrentar a emergência. O gabinete de crise do governo paulista destacou 19 aeronaves, superando o recorde da última quinta-feira (12), quando 14 aeronaves foram usadas.
Entre domingo (8) e quinta-feira (12), o Comando de Aviação da Polícia Militar (PM) operou 14 helicópteros Águia, que despejaram mais de 760 mil litros de água em 56 cidades. Esses helicópteros, equipados com o “bambi bucket”, um cesto gigante capaz de carregar até 600 litros de água, são abastecidos em fontes naturais como rios e lagos.
Alerta de ventos fortes
Além dos incêndios, a Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes em todo o estado. As rajadas de vento podem atingir até 55 km/h no interior e 65 km/h na faixa leste entre este sábado (14) e domingo (15), o que pode agravar ainda mais as condições para novos focos de incêndio.