Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção nesta sexta-feira (20) devido à chuva que afeta a região metropolitana. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alertou sobre a situação, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de risco de tempestade para grande parte do estado.
Chuvas Isoladas e Temperaturas em Queda
As pancadas de chuva, moderadas em algumas áreas, estão ocorrendo principalmente na Zona Sul da capital, abrangendo bairros como M’boi Mirim, Cidade Ademar, Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga. As chuvas estão se deslocando em direção ao ABC Paulista. De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, a entrada da brisa marítima tem contribuído para a formação de instabilidades que resultam em chuvas isoladas de curta duração. Apesar das previsões, não se espera um grande volume de precipitação.
Hoje, a temperatura máxima atingiu 32,5°C, enquanto a umidade do ar caiu para cerca de 30%. O volume acumulado de chuva em setembro até agora é de 10,9 mm, representando apenas 15,9% dos 68,5 mm esperados para o mês.
Vento e Previsões Futuras
As rajadas de vento também foram registradas nas estações meteorológicas do CGE, com a velocidade chegando a 34,5 km/h em Parelheiros às 17h40. Para o sábado (21), a previsão indica uma frente fria fraca, resultando em um dia instável, com muitas nuvens e possíveis chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas. As temperaturas devem variar entre 17°C e 24°C.
A primavera começará oficialmente no domingo (22) às 9h44, trazendo promessas de calor e predominância de sol. As temperaturas devem oscilar entre 18°C e 29°C, mas a quantidade de nuvens aumentará no final da tarde.
Alerta de Tempestade e Impactos Potenciais
O alerta do Inmet, que começou às 14h e vai até às 22h de hoje, abrange também áreas do Sul e Sudeste de Minas Gerais, além da região Sul Fluminense. As regiões mais afetadas incluem o interior paulista, como São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara, bem como a região metropolitana de São Paulo e o Litoral Sul.
O grau de severidade do alerta é classificado como “Perigo Potencial”, com baixo risco de cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos e alagamentos. As autoridades recomendam atenção redobrada durante este período instável.