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A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá intimar a Enel Distribuição São Paulo devido a falhas significativas na prestação de serviços de energia elétrica. A medida poderá resultar na retirada dos direitos de concessão da empresa, dependendo das propostas de adequação apresentadas.
Segundo a Aneel, aproximadamente 2,6 milhões de consumidores em São Paulo sofreram interrupções no fornecimento de energia, sendo que 2,1 milhões desses estão na área de concessão da Enel. O problema se intensificou após um temporal que atingiu a capital na sexta-feira (11), resultando no desligamento de 17 linhas de alta tensão. Até a manhã deste sábado, apenas 500 mil consumidores tiveram a energia restabelecida.
A Aneel afirmou em nota: “No caso da Enel-SP, a diretoria da Aneel solicitou que a área de fiscalização intime imediatamente a empresa para apresentar justificativas e proposta de adequação imediata do serviço diante das ocorrências registradas ontem e hoje, de falha na prestação do serviço de distribuição.” A proposta de adequação será avaliada pela diretoria colegiada da agência, que poderá tomar medidas drásticas caso a Enel não apresente uma solução satisfatória e imediata.
“Caso a empresa não apresente solução satisfatória e imediata da prestação do serviço, a Agência instaurará processo de recomendação da caducidade da concessão junto ao MME [Ministério de Minas e Energia]”, prosseguiu.
“É inadmissível, que após 1 ano, a população de São Paulo tenha que experimentar mais uma vez demora no restabelecimento do serviço e falta de comunicação da empresa com seus consumidores”, afirmou a agência.
De acordo com a Enel, as áreas mais afetadas incluem as zonas oeste e sul da capital, além de municípios como Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo, Santo André e Diadema. A empresa explicou que as fortes rajadas de vento causaram os maiores estragos na região.
Em contrapartida, a Enel ressaltou que, apesar da magnitude da destruição, a empresa está mais bem preparada do que durante a crise de 2023, quando muitos clientes ficaram sem energia por mais de uma semana. A concessionária mobilizou 1.600 técnicos e planeja aumentar esse número para 2.500 até o final do dia. Para acelerar o restabelecimento do serviço, equipes do Ceará e do Rio de Janeiro foram trazidas para São Paulo, além de pedidos de apoio de concessionárias vizinhas.
O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, declarou neste sábado (12) que não há uma previsão de quando o fornecimento de energia será totalmente retomado na Grande São Paulo. Com mais de 1,45 milhão de clientes ainda sem energia, Lencastre confirmou a importação de equipes de outros estados para agilizar os esforços de restabelecimento.