Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, fez um apelo à proteção da Amazônia e dos biomas brasileiros durante a missa principal deste sábado (12), em celebração ao Dia da Padroeira no Santuário Nacional, o maior templo católico do Brasil.
Durante seu sermão, Dom Orlando evocou a figura da Mãe Aparecida, pedindo que ela tornasse o mundo um “grande jardim” e ressaltando a importância da ecologia: “Ó Mãe, Mãe das flores, tornai o mundo um grande jardim. Pela graça da ecologia, que és também a Mãe da Amazônia, e aqui estão os biomas esperando a própria terra ser cuidada e respeitada.”
O pedido de Dom Orlando ecoou a mensagem do Papa Francisco, que também se dirigiu aos brasileiros neste sábado. O pontífice abordou a necessidade de harmonia entre os cristãos e destacou a responsabilidade de todos em cuidar do clima.
A missa, que contou com a presença de cerca de 35 mil fiéis — a capacidade máxima para uma celebração no Santuário — também trouxe reflexões sobre a esperança. “Vamos cuidar de nossas crianças, dando essa graça de tornarem-se possibilidades de serem felizes”, afirmou o arcebispo.
Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que, em agosto, foram devastados 662 km² de floresta, o que equivale à destruição de 2,1 mil campos de futebol por dia. Este foi o terceiro mês consecutivo de aumento no desmatamento na Amazônia, com um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, queimadas em diversas regiões do Brasil têm causado poluição do ar, cobrindo várias cidades com fumaça.
Entre os presentes na missa estavam Luís Gustavo Guimarães, chefe da assessoria parlamentar da vice-presidência da República; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab; e o prefeito de Aparecida, Luiz Carlos Siqueira (Podemos). Kassab, em uma postagem nas redes sociais, expressou solidariedade às famílias afetadas pelas intensas chuvas que atingiram o estado de São Paulo.
Em sua mensagem, o Papa Francisco reiterou a importância do cuidado com o clima e da união entre os povos. “No dia de Nossa Senhora Aparecida, quero saudá-los e estar perto de vocês. Sigam em frente, com essa mensagem da Virgem, que é toda a harmonia: harmonia entre todos os cristãos, harmonia com toda a humanidade e harmonia climática. Temos que cuidar uns dos outros e cuidar do clima. Peço à Virgem de Aparecida, a quem já visitei várias vezes, que os abençoe, que os faça ir em frente e que os faça muito alegres, porque ela é a Virgem da alegria. Que o Senhor os abençoe”, concluiu o pontífice.