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A Enel informou que cerca de 900 mil clientes em São Paulo e municípios da região metropolitana ainda estavam sem energia elétrica até as 8h deste domingo (13). A interrupção no fornecimento foi causada por um forte temporal que atingiu o estado na última sexta-feira (11), resultando em tragédia: sete pessoas perderam a vida, segundo dados da Defesa Civil.
De acordo com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista e Grande São Paulo, aproximadamente 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido até a manhã de domingo. A empresa explicou que, em alguns casos, o processo de recuperação da energia tem sido mais complexo, já que envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede elétrica.
Para acelerar o trabalho, a Enel mobilizou um contingente de 1,6 mil técnicos em campo, e espera chegar a um total de 2,5 mil profissionais, contando com reforços de equipes vindas do Rio de Janeiro, Ceará e de outras regiões.
Entre as áreas mais afetadas pela falta de energia estão a capital, com cerca de 552 mil clientes prejudicados, e municípios da Grande São Paulo, como:
- São Bernardo do Campo: 60,4 mil clientes
- Cotia: 59 mil clientes
- Taboão da Serra: 55,5 mil clientes
O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, afirmou no sábado (12) que ainda não há uma previsão exata para a total normalização do serviço na Grande São Paulo. Ele destacou que as zonas Oeste e Sul da capital, além de cidades como Taboão da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema, foram as mais atingidas pela tempestade.
Para minimizar os impactos nos serviços essenciais, a empresa disponibilizou 500 geradores para hospitais e outros estabelecimentos críticos. Além disso, dois helicópteros da companhia estão sobrevoando as linhas de transmissão para identificar possíveis problemas e agilizar os reparos.
Lencastre atribuiu os danos ao vento intenso que atingiu a região, com rajadas superiores a 107,6 km/h. “Foi a maior ventania registrada desde 1995. Cerca de 20% da nossa base de clientes foi impactada, ou seja, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas desde sexta-feira (11). Continuamos trabalhando em conjunto com outras concessionárias para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível”, afirmou.