Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizada entre os dias 4 e 7 de novembro no Vale do Paraíba, em São Paulo, resultou na apreensão de 14 mil mudas de espécies frutíferas e 8.719 litros de sucos produzidos de forma irregular. A ação envolveu equipes de diferentes setores do Mapa, que percorreram 636 quilômetros em busca de irregularidades em estabelecimentos da região.
As 14 mil mudas apreendidas estavam em um viveiro que não possuía a inscrição necessária no Mapa, o que resultou na autuação da produtora e na exigência de regularização da produção. Além disso, 8.719 litros de sucos de quatro variedades diferentes foram interceptados em uma cooperativa de produtores orgânicos de Pindamonhangaba, município localizado na região. A cooperativa, que não tinha registro no Mapa na área de bebidas, estava comercializando os produtos com destino a prefeituras locais para consumo na merenda escolar.
Os fiscais destacaram que as apreensões realizadas são cautelares, o que significa que os produtos podem ser liberados caso a regularização das produções seja efetivada. O objetivo da ação foi garantir a conformidade com as normas sanitárias e de qualidade dos produtos, além de proteger os consumidores e as prefeituras de possíveis riscos.
A operação, que contou com a participação dos setores de inspeção de mudas e sementes, produtos orgânicos e a unidade regional do Mapa em Guaratinguetá, foi a primeira ação conjunta desse tipo na região do Vale do Paraíba. A equipe fiscalizou produtores de mudas de espécies frutíferas e gramíneas em Campos do Jordão e São José dos Campos, além de estabelecimentos relacionados à produção orgânica em Jacareí e Pindamonhangaba. Durante a operação, amostras de produtos vegetais foram coletadas para análise laboratorial da qualidade orgânica.