Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein tratando de uma pneumonia, que evoluiu para insuficiência respiratória.
Diniz deixa um legado como um dos maiores nomes do varejo brasileiro. Sua trajetória visionária transformou a doceria familiar fundada em 1949 em um gigante do setor: o Grupo Pão de Açúcar (GPA).
“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a nota divulgada pela família.
Abilio assumiu o comando do GPA na década de 1990, liderando sua expansão e modernização. Sob sua gestão, a empresa se tornou referência em inovação e diversificação, com marcas como Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Ponto Frio.
Em 2013, Diniz deixou o GPA, mas continuou atuante como empreendedor e investidor. Foi acionista do Carrefour Brasil e se dedicou a projetos sociais e filantrópicos.
A história de Abilio Diniz é marcada por desafios e conquistas. Ele enfrentou crises no varejo, uma feroz disputa familiar e até mesmo um sequestro em 1989.
Em 2022, Diniz viveu um momento de profunda dor com a perda de seu filho João Paulo Diniz, aos 58 anos.
Em uma última publicação no Instagram, no dia 17 de janeiro de 2024, o empresário, que recentemente se recuperou de duas cirurgias no joelho, compartilha com seus seguidores nas redes sociais sua paixão por um estilo de vida ativo e saudável.