Capa

Lula propõe moção contra “genocídio” em Gaza durante Cúpula da Celac

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou uma proposta durante seu discurso na 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) nesta sexta-feira (1º). Em sua fala durante o encontro em Kingstown, em São Vicente e Granadinas, Lula propôs uma moção pelo “fim do genocídio” na Faixa de Gaza.

“A indiferença da comunidade internacional é chocante. Quero aproveitar a presença do secretário-geral da ONU, meu companheiro António Guterres, para propor uma moção da Celac pelo fim imediato desse genocídio. O secretário-geral pode invocar o artigo 99 da Carta da ONU para levar a atenção do Conselho tema que ameaça a paz e a segurança internacional”, disse o petista

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ex-presidente também dirigiu suas palavras ao secretário-geral da ONU, António Guterres, sugerindo a possibilidade de uma moção da Celac pelo fim imediato do que ele descreveu como “genocídio”. Ele mencionou o artigo 99 da Carta das Nações Unidas como um meio para trazer a atenção do Conselho de Segurança para o tema, considerando-o uma ameaça à paz e à segurança internacional.

Além disso, Lula fez um apelo direto ao governo japonês e aos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, pedindo que superem suas diferenças e ajam para deter a violência na região. Ele destacou a importância de preservar a dignidade e a humanidade diante da crise, enfatizando a necessidade de um posicionamento humanitário para interromper a tragédia e garantir a sobrevivência da humanidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile