Celebridades

Escândalo de Espionagem na Itália: Personalidades como Cristiano Ronaldo e Ex-PM Renzi são Alvo de Investigações

A Procuradoria de Perugia, na Itália, revelou uma trama de espionagem envolvendo políticos, personalidades, jornalistas e atletas, incluindo Cristiano Ronaldo e o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi.

Pasquale Striano, tenente da Guarda de Finanças da Itália, está sendo investigado por acessar bases de dados fiscais, antimáfia e de lavagem de dinheiro para obter informações sobre cinco ministros, vários secretários de Estado, o ex-primeiro-ministro Renzi, a viúva de Silvio Berlusconi, Marta Fascina, a parceira de Giuseppe Conte, Irene Pivetti, o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, conforme relatado pelo jornal italiano La Repubblica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O suspeito, que trabalha na Direção Nacional Antimáfia, parece ter um interesse especial no clube de futebol Juventus de Turim, tendo coletado dados em 2021 do então presidente, Andrea Agnelli, e de sua estrela, Cristiano Ronaldo, informou a agência de notícias Europa Press.

Striano é acusado de acessar milhares de vezes sem autorização esses arquivos, sem nenhuma investigação em andamento que justificasse tais acessos em busca de informações sensíveis desde 2018.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele enfrenta acusações de acesso abusivo a um sistema informático, falsificação e revelação de informações confidenciais.

A investigação teve início cerca de um ano atrás, após uma denúncia do ministro da Defesa, Guido Crosetto, devido à publicação de um documento sobre sua fiscalidade em um jornal italiano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Striano também teria acessado documentação sobre o ministro de Negócios, Adolfo Urso, e o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida – cunhado da primeira-ministra, Giorgia Meloni – e do subsecretário da Presidência, Giovanbattista Fazzolari. Todos eles são membros do partido ultradireitista Irmãos da Itália.

Além disso, ele teria acessado informações do ex-subsecretário do partido Liga Norte e de dois cargos da agrupação Força Itália.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os ministros vítimas de espionagem incluem Guido Crosetto, Alfredo Urso, Francesco Lollobrigida, Gilberto Pichetto Fratin e Marina Elvira Calderone. A eles se juntam os subsecretários Giovanbattista Fazzolari, Claudio Durigon e Andrea Delmastro.

Além disso, o conhecido rapper italiano Fedez e vários jornalistas também aparecem nos registros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Striano é acusado de realizar centenas de acessos não autorizados aos arquivos, na ausência de qualquer investigação em curso.

No entanto, isso é apenas a ponta do iceberg, como afirmou La Repubblica, já que o suspeito está sendo apontado por cerca de 800 episódios de intrusão ilegal em um total de 5.000 acessos a bases de dados estatais realizados desde 2018 até alguns meses atrás.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile