Ciência e Tecnologia

Covid-19: USP cria ‘capacete respirador’ para tratar pacientes

Pesquisadores da USP, em parceria com uma iniciativa privada, desenvolveram um capacete respirador de baixo custo para fazer a respiração mecânica em pacientes com covid-19.

O projeto já está na fase final de desenvolvimento e tem a previsão de ficar pronto até o fim de maio. Os  envolvidos no projeto chamam o equipamento de “escafandro”, por conta de sua forma arredondada na cúpula de acrílico, parecida com a utilizada por mergulhadores no século 19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Trata-se de uma opção menos invasiva, já que em muitos casos pode ser uma alternativa para evitar a necessidade de utilização do tubo endotraqueal introduzido no paciente”, conta o professor Raul Gonzales Lima, coordenador da iniciativa em entrevista à Revista USP

Além disso, o “escafandro” possui dois tubos para fazer a circulação do ar. Assim,  o equipamento controla a pressão e a concentração do oxigênio e faz a respiração do paciente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o professor Raul, o sistema impossibilita que o paciente respire no mesmo ambiente que funcionários de saúde e outros pacientes que podem estar próximos, pois filtra o ar que sai do dispositivo.

Essa foi a alternativa encontrada para garantir um ambiente mais seguro e com menor risco de contaminação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile