Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nasa água na Lua
A Nasa anunciou nesta segunda-feira (26), durante coletiva para a imprensa, a descoberta de água no lado claro da superfície da Lua. No lado claro, a temperatura pode ultrapassar os 200 graus Celsius.
A agência espacial destacou que foram detectadas partículas de água, mas não se sabe em que estado. Segundo análises iniciais, é mais provável que seja em forma de vapor do que gelo ou líquido.
Até hoje, cientistas só haviam detectado água em estado sólido (gelo) no lado escuro do satélite natural da Terra, onde o Sol nunca bate e as temperaturas chegam a 184 graus Celsius negativos.
A descoberta foi feita por meio do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês), um observatório com um telescópio de nove pés (2,74 metros) montado em um avião Boeing 747, que voa alto na atmosfera, permitindo a obtenção de uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre Nasa e o Centro Aeroespacial Alemão.
Por ultrapassar 99% do vapor d’água na atmosfera, o que normalmente obscurece a visão do espaço, o observatório voador é capaz de “captar fenômenos impossíveis de ver com a luz visível”, segundo a Nasa. Esta foi a primeira vez que as lentes do observatório foram apontadas para a Lua. Em janeiro deste ano, a Nasa divulgou uma imagem incrivelmente detalhada do centro de nossa galáxia, obtida pelo Sofia.