Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Pesquisadores do Instituto de Materiais de Compósitos Avançados do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST) criaram uma tela de celular com microcápsulas de óleo de linhaça capaz de regenerar eventuais rachaduras por conta própria.
O estudo foi publicado na revista científica ScienceDirect no dia 15 de dezembro. As microcápsulas foram revestidas com plástico poliimida incolor, material dobrável, flexível e amplamente utilizado não somente em telas de smartphones, tablets e outros dispositivos, como também em outras tecnologias como paineis solares.
Apesar de ser capaz de ser dobrado milhares de vezes sem causar um único arranhão, a tecnologia não é capaz de impedir que ocorram rachaduras, motivo que levou os cientistas a incorporarem à composição da tela o óleo de linhaça.
Em testes de laboratório, a equipe comprovou, segundo o estudo, que quando a integridade da tela é comprometida, a substância vaza e segue para a área danificada e passa a endurecer nas fissuras recém-formadas, reparando até 95% do dano.
O processo que normalmente levaria horas pode ser acelerado e concluído em 20 minutos se o dispositivo for submetido a altas temperaturas e a luz ultravioleta.