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AFP- Três redes de mídia social extremamente populares entre os usuários mais jovens – TikTok, Snapchat e YouTube – tentaram convencer legisladores americanos céticos de que estão seguros, já que as preocupações com os danos potenciais do Facebook se espalham para outras plataformas.
O aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok e a rede de fotos Snapchat, em seu primeiro depoimento aos senadores dos EUA, argumentaram que foram construídos para proteger contra os riscos à saúde mental e à segurança presentes nas redes sociais.
“Sua defesa é: ‘Não somos o Facebook’”, disse o senador Richard Blumenthal aos representantes das redes. “Ser diferente do Facebook não é uma defesa, essa barra está na sarjeta.”
“Tudo o que você faz é adicionar usuários, especialmente crianças, e mantê-los em seus aplicativos”, continuou ele.
Embora uma recente polêmica alimentada por denúncias tenha se concentrado no conhecimento do Facebook de que seus sites podem causar danos, outros gigantes da mídia social também lutam com questões de segurança.
“O Snapchat foi construído como um antídoto para a mídia social”, disse Jennifer Stout, VP do Snapchat de políticas públicas globais, observando que as imagens na plataforma são excluídas por padrão.
Questionada posteriormente na audiência, ela disse que a empresa está fazendo esforços para reprimir o tráfico de drogas que proliferou na plataforma, às vezes com consequências mortais.
O TikTok, que disse em setembro ter um bilhão de usuários ativos, rapidamente se tornou um fenômeno entre os jovens e argumentou que é um tipo diferente de plataforma.
“TikTok não é uma rede social baseada em seguidores … Você assiste TikToks, você cria no TikTok”, disse Michael Beckerman, chefe de políticas públicas da TikTok nas Américas.
Mesmo assim, o aplicativo foi atacado por acusações de que seu algoritmo pode fornecer conteúdo para crianças, por exemplo, que incentiva a perda de peso perigosa ou apresenta desafios virais que promovem a destruição de propriedade escolar.
– ‘Quanto tempo isso vai continuar?’ –
O site também se tornou um campo de batalha político depois que o então presidente Donald Trump direcionou o aplicativo em 2020 para um esforço de desativação subsequentemente abandonado sob o argumento de que a plataforma representava um risco à segurança nacional por causa de seus links para a China.
A subsidiária ByteDance, cujo equivalente na China se chama Douyin, continua bem atrás do YouTube, que conquistou 2,3 bilhões de usuários ativos mensais em 2020.
Embora 13 seja o limite mínimo de idade oficial para ingressar na maioria das plataformas de mídia social, tanto o TikTok quanto o YouTube têm versões voltadas para crianças mais novas.
“Nossas políticas específicas de segurança infantil … proíbem conteúdo que explore ou coloque em risco menores no YouTube”, disse Leslie Miller, vice-presidente de políticas públicas do YouTube.
Ela acrescentou que, entre abril e junho, seus moderadores removeram quase 1,8 milhão de vídeos que violavam a política.
O YouTube tem lutado contra o aumento da Covid-19 e da desinformação sobre as vacinas, enquanto a pandemia levou as pessoas à procura de informações online.
A senadora Marsha Blackburn, que co-presidia a audiência, fez pouca diferença entre as plataformas e seus argumentos de segurança.
“Por muito tempo permitimos que as plataformas promovessem e glorificassem conteúdo perigoso para seus usuários infantis e adolescentes”, disse ela. “Por quanto tempo vamos deixar isso continuar?”
O Facebook, incluindo o CEO Mark Zuckerberg, prestou testemunho repetidamente perante legisladores dos EUA e está enfrentando uma de suas piores crises, com o vazamento de milhares de estudos internos para autoridades e jornalistas.
No entanto, a empresa já havia sido atingida por grandes escândalos que não se traduziram em uma nova legislação importante dos EUA destinada a regulamentar a mídia social.