Ciência e Tecnologia

Cientistas da Capes pedem demissão coletiva

Nesta terça-feira (7), trinta e quatro pesquisadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), renunciaram a suas funções na entidade.

Os coordenadores era da área de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Oceânica e Engenharia de Produção. Os consultores eram designados para a avaliação dos programas de pós-graduação no ciclo 2017-2020.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 Os coordenadores da área de avaliação foram eleitos em setembro deste ano pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. 

Em carta de renúncia, os pesquisadores dizem que “não há condições, neste momento, de se produzir uma avaliação dos programas de pós-graduação com a qualidade necessária para o cumprimento de seu papel de orientadora das políticas públicas para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira” pois entendem que “a decisão da justiça proferida, em 2 de dezembro, não foi pela cassação da liminar, mas apenas por sua reformulação, uma vez que ela permite a retomada dos trabalhos de avaliação, mas proíbe a publicação dos resultados até que a justiça se pronuncie sobre o mérito da ação”.

“A falta de garantia de que o resultado da avaliação será tornado público fere os princípios da transparência e do respeito à comunidade acadêmica, que sempre nortearam os trabalhos desta Comissão. A Comissão não vê como justificável o investimento de recursos públicos escassos e, principalmente, do trabalho intenso de 35 cientistas da área das Engenharias III, em tempo quase integral ao longo dos próximos quatro meses, neste cenário de incerteza.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Até agora, 114 pesquisadores pediram demissão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile