Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
As ações da construtora de foguetes Astra caíram fortemente nesta quinta-feira (10), depois que a última missão da empresa não conseguiu chegar à órbita.
As ações da Astra caíram 26%, fechando em US$ 3,91 por ação.
A empresa confirmou que houve um problema no meio do voo que impediu o foguete de entregar um conjunto de quatro satélites cúbicos para orbitar em uma missão financiada pela NASA.
“Lamento profundamente não termos sido capazes de entregar as cargas de nossos clientes. Estou com a equipe analisando os dados e forneceremos mais informações assim que pudermos”, disse o CEO da Astra, Chris Kemp, em um tuíte.
We experienced an issue in today's flight. I'm deeply sorry we were not able to deliver our customer's payloads. I'm with the team looking at data, and we will provide more info as soon as we can.
— Chris Kemp (@Kemp) February 10, 2022
O Nasdaq interrompeu as ações em queda de 5% às 15h05 (horário local), já que o estágio superior do foguete parecia estar fora de controle no webcast da empresa sobre o lançamento.
As ações reabriram brevemente para negociação e caíram 32% antes de serem interrompidas novamente às 15h37 ET, e depois reabriram uma segunda vez – recuperando-se ligeiramente.
A missão da NASA marcou o primeiro lançamento do Astra do Cabo Canaveral, na Flórida. A empresa entrou em órbita pela primeira vez há três meses com seu foguete LV0007 , lançado de Kodiak, no Alasca.
O veículo da Astra tem 13 metros de altura e se encaixa no segmento de foguetes pequenos do mercado de lançamentos. O objetivo da Astra é lançar o maior número possível de pequenos foguetes, com o objetivo de atingir uma taxa de um foguete por dia até 2025 e reduzir ainda mais seu preço de US$ 2,5 milhões.
A empresa abriu seu capital no início deste ano depois de concluir uma fusão SPAC, com a empresa levantando fundos para aumentar a produção de seus pequenos foguetes , expandir suas instalações em Alameda, Califórnia , e aumentar suas linhas de negócios de naves espaciais e portos espaciais.
Mas a avaliação da Astra foi reduzida nos últimos três meses, com ações prejudicadas ao lado de outras ações de crescimento espacial .