Ciência e Tecnologia

Tribunal russo rejeita pedido da Meta e proíbe Facebook e Instagram

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um tribunal russo baniu nesta segunda-feira o Facebook e o Instagram no país depois de considerar a Meta “extremista”. A proibição não incluiu o serviço de mensagens WhatsApp,  informou a agência russa de notícias TASS.

A Rússia já baniu o Facebook por restringir o acesso à mídia russa, enquanto o Instagram foi bloqueado depois que o Meta disse que permitiria que usuários de mídia social na Ucrânia postassem mensagens pedindo violência contra o presidente russo Vladimir Putin e as tropas que Moscou enviou à Ucrânia em 24 de fevereiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Serviço Federal de Segurança (FSB) apoiou totalmente a proibição do Meta, com o representante da agência dizendo no tribunal que as ações da gigante da tecnologia “ foram direcionadas contra a Rússia e suas forças armadas ”. Ele pediu ao juiz que proíba a empresa americana e implemente “imediatamente”  essa decisão.

 “O uso dos produtos da Meta por pessoas físicas e jurídicas não deve ser considerado como participação em atividades extremistas”, explicou um porta-voz do Ministério Público. “Os indivíduos não serão responsabilizados apenas por usar os serviços da Meta”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Ao mesmo tempo, a Meta está proibida de abrir filiais e fazer negócios na Rússia. A Procuradoria-Geral e o FSB acreditam que as atividades da Meta são direcionadas contra a Rússia e suas forças armadas.

O motivo da apelação da Procuradoria-Geral ao tribunal foi a suspensão temporária da proibição de moradores de vários países postarem informações contendo apelos à violência contra cidadãos russos. O Comitê de Investigação da Rússia abriu um processo criminal por incitação à violência e assassinato contra russos em conexão com as ações dos funcionários da empresa. Anteriormente, Roskomnadzor já havia restringido o trabalho do Instagram e do Facebook na Rússia. Foi decidido não limitar o trabalho do mensageiro WhatsApp.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile