Ciência e Tecnologia

Nasa detecta maior terremoto já registrado em Marte

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A sonda InSight da Nasa detectou o maior terremoto já registrado em outro planeta – um “marsquake”, como são chamados os terremotos registrados em Marte, de magnitude 5 na escala Richter que ocorreu no planeta vermelho em 4 de maio.

“Desde que estabelecemos nosso sismógrafo em dezembro de 2018, estávamos esperando pelo ‘grande’”, disse Bruce Banerdt, investigador principal da InSight no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, em um comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Este terremoto certamente fornecerá uma visão do planeta como nenhuma outra. Os cientistas analisarão esses dados para aprender coisas novas sobre Marte nos próximos anos”, continuou.

Desde que pousou em Marte em 2018, a InSight detectou mais de 1.313 terremotos. Até agora, o maior teve magnitude de 4,2 e ocorreu em 25 de agosto de 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Marsquakes” são como os terremotos que experimentamos na Terra, apenas um pouco diferentes por que ocorrem em cada planeta.

Na Terra, esse evento seria um terremoto de tamanho médio – mas é suficiente para um novo recorde de atividade sísmica detectada por cientistas que estudam Marte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando experimentamos terremotos, é porque as placas tectônicas da Terra estão se movimentando. Até agora, a Terra é o único planeta conhecido por ter essas placas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile