Ciência e Tecnologia

Google é multado em US$ 43 milhões por enganar usuários sobre dados na Austrália

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Um tribunal australiano ordenou que o Google pague cerca de US$ 43 milhões (cerca de R$ 218 milhões de rais ) por enganar usuários sobre a coleta e uso de seus dados de localização, informou um órgão de fiscalização da competição australiano na sexta-feira. 

O tribunal considerou que o Google violou a lei do consumidor australiana entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, deturpando para alguns usuários do Android quais configurações permitiam ao Google coletar e usar dados pessoais de localização, de acordo com o anúncio da Australian Competition & Consumer Commission. 

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O tribunal considerou que o Google afirmou a alguns usuários que a configuração “Histórico de localização” era a única que afetava se o Google coletava, mantinha e usava dados sobre a localização de um usuário, mas outra configuração “Atividade na Web e de apps” também permitia coletar e usar os dados quando ativados, disse o watchdog. 

“Esta penalidade significativa imposta pelo Tribunal hoje envia uma forte mensagem às plataformas digitais e outras empresas, grandes e pequenas, de que eles não devem enganar os consumidores sobre como seus dados estão sendo coletados e usados”, disse a presidente da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor, Gina Cass- Gottlieb disse em um comunicado. 

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“Dados de localização pessoal são sensíveis e importantes para alguns consumidores, e alguns dos usuários que viram as representações podem ter feito escolhas diferentes sobre a coleta, armazenamento e uso de seus dados de localização se as representações enganosas não tivessem sido feitas pelo Google”, Cass -Gottlieb acrescentou. 

O watchdog estima que 1,3 milhão de usuários de contas do Google na Austrália podem ter sido afetados.

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O Google tomou medidas corretivas para resolver o problema até dezembro de 2018, de acordo com o órgão de fiscalização da competição. 

Um porta-voz do Google confirmou que eles concordaram em resolver o caso. 

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“Investimos muito para tornar as informações de localização simples de gerenciar e fáceis de entender com ferramentas pioneiras no setor, como controles de exclusão automática, enquanto minimizamos significativamente a quantidade de dados armazenados. Como demonstramos, estamos comprometidos em fazer atualizações contínuas que dão aos usuários controle e transparência, ao mesmo tempo em que fornecemos os produtos mais úteis possíveis”, disse o porta-voz em comunicado.

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