Ciência e Tecnologia

Centenas de funcionários do TikTok trabalharam para a mídia estatal chinesa

Um novo relatório descobriu que centenas de funcionários da ByteDance, empresa controladora do TikTok, trabalham nos meios de comunicação estatais chineses. 

A Forbes pesquisou centenas de perfis no LinkedIn de funcionários da empresa de tecnologia, descobrindo que pelo menos 300 funcionários já haviam ocupado cargos na mídia estatal chinesa – e 15 deles trabalham atualmente para ambos. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Quinze indicam que os atuais funcionários da ByteDance também são empregados simultaneamente por entidades da mídia estatal chinesa, incluindo a Agência de Notícias Xinhua, a Rádio Internacional da China e a Televisão Central da China/China Global”, disse o relatório. O Departamento de Estado dos EUA rotulou essas organizações como “funcionários do governo estrangeiro”. 

O TikTok está sob crescente investigação à medida que as autoridades dos EUA continuam alertando sobre a ameaça à segurança nacional que o aplicativo representa: o comissário da FCC, Brendan Carr, pediu em junho aos CEOs do Google e da Apple que removessem o aplicativo de suas lojas , citando relatórios que sugerem que o aplicativo coleta “faixas de dados sensíveis.” 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O TikTok não é o que parece ser na superfície. Não é apenas um aplicativo para compartilhar vídeos ou memes divertidos. Isso é a pele das ovelhas”, escreveu Carr. “Em sua essência, o TikTok funciona como uma ferramenta de vigilância sofisticada que coleta grandes quantidades de dados pessoais e confidenciais”.

A porta-voz da ByteDance, Jennifer Banks, disse à Forbes que a contratação é decidida “puramente pela capacidade profissional de um indivíduo para fazer o trabalho”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Para nossos negócios no mercado chinês, isso inclui pessoas que já trabalharam em cargos governamentais ou de mídia estatal na China”, disse ela. “Fora da China, os funcionários também trazem experiência em organizações governamentais, de políticas públicas e de mídia de dezenas de mercados.”

Ela disse que a ByteDance “não permite que os funcionários tenham empregos secundários ou de meio período ou qualquer atividade comercial externa” em resposta aos 15 perfis de funcionários simultâneos da mídia estatal ByteDance-chinesa, dizendo que isso “causaria um conflito de interesses”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O TikTok admitiu recentemente que funcionários fora dos EUA podem acessar informações do usuário, mas insistiu que esse acesso exigia “protocolos e autorização de segurança cibernética robustos” de sua equipe de segurança dos EUA.

Documentos internos vazados do TikTok também mostram que a empresa pressionou ativamente os funcionários a “minimizar a associação da China” para ajudar a lidar com a crescente atenção e críticas, informou o Gizmodo.   

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile