Ciência e Tecnologia

Rover Perseverance: Robô da Nasa encontra diversidade e indícios de vida microbiana em Marte

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Cientistas da Nasa disseram nesta quinta-feira (15) que o rover Mars Perseverance encontrou rochas biologicamente interessantes em um antigo leito de lago que podem indicar a existência de vida microbiana no planeta vermelho bilhões de anos atrás.

Após o lançamento de Cabo Canaveral, Flórida, em julho de 2020, a NASA pousou com sucesso seu segundo rover, Perseverance, em Marte em fevereiro de 2021. Junto com o passeio estava um helicóptero de 4 libras chamado Ingenuity, que tem sido um grande sucesso, mostrando que voos controlados podem ser feito em Marte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde seu pouso, Percy tem vagado pelo local de um antigo delta seco do rio marciano conhecido como a Cratera Jezero. O robô possui sete instrumentos científicos, incluindo câmeras e dois microfones que registraram os sons do vento em Marte e seu pouso.

Nesta quinta-feira, os gerentes da missão forneceram uma atualização sobre o que o rover descobriu enquanto explorava 8 milhas da Cratera Jezero. A área era provavelmente um lago há mais de 3,5 bilhões de anos, razão pela qual a NASA pousou o rover lá, para procurar em um antigo ambiente habitável por evidências de vida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Embora a detecção dessa classe de orgânicos por si só não signifique que a vida estava definitivamente lá, esse conjunto de observações começa a se parecer com algumas coisas que vimos aqui na Terra”, disse Sharma. “Para simplificar, se esta é uma caça ao tesouro por possíveis sinais de vida em outro planeta, a matéria orgânica é uma pista. E estamos obtendo pistas cada vez mais fortes à medida que avançamos em nossa campanha delta.”

Perseverança, assim como o rover Curiosity, já encontrou matéria orgânica antes em Marte. Mas desta vez, a detecção ocorreu em uma área onde a vida pode ter existido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esta missão não está procurando por coisas vivas que estão vivas hoje”, disse Ken Farley, cientista do projeto Perseverance. “Em vez disso, estamos olhando para um passado muito distante, quando o clima de Marte era muito diferente do que é hoje, muito mais propício à vida”.

Em mais de 550 sóis, ou dias marcianos, Farley disse que a Perseverance descobriu que a história do fundo da cratera é mais complicada do que o esperado. Com base nas descobertas de rochas engenhosas formadas a partir da atividade vulcânica, a equipe científica agora acredita que antes de conter um leito de lago, a cratera tinha alguma atividade vulcânica ativa, até mesmo um lago de lava.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um dos principais objetivos da missão da Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo o armazenamento em cache de amostras que podem conter sinais de vida microbiana antiga. O rover irá caracterizar a geologia do planeta e o clima passado, abrir caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e ser a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A missão Mars 2020 Perseverance faz parte da abordagem de exploração Moon to Mars da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O JPL, que é gerenciado pela NASA pela Caltech, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile