Ciência e Tecnologia

Elon Musk diz que SpaceX não pode financiar Starlink da Ucrânia ‘indefinidamente’

O bilionário Elon Musk disse que sua empresa de exploração espacial SpaceX não pode financiar “indefinidamente” o serviço de internet Starlink na Ucrânia atingida pela guerra, dias depois de uma proposta para encerrar o conflito que incluía o país ceder algum território à Rússia colocar seu apoio em questão.

“A SpaceX não está pedindo para recuperar despesas passadas, mas também não pode financiar o sistema existente indefinidamente *e* enviar vários milhares de terminais a mais com uso de dados até 100 vezes maior do que as residências típicas. Isso não é razoável”, disse Musk no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Musk ativou o Starlink , um serviço de internet via satélite operado pela SpaceX, no final de fevereiro, depois que os serviços de internet da Ucrânia foram interrompidos devido à invasão da Rússia. Seus terminais de internet foram cruciais para manter os militares ucranianos online.

Musk disse que a Starlink estava gastando quase US$ 20 milhões por mês – o que ele chamou de “queima” – para manter os serviços de satélite na Ucrânia. Ele disse recentemente que a SpaceX gastou cerca de US$ 80 milhões para habilitar e apoiar o Starlink na Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A CNN americana informou na quinta-feira que a SpaceX enviou uma carta ao Pentágono no mês passado dizendo que pode ter que parar de financiar o serviço, a menos que os militares dos Estados Unidos ajudem com dezenas de milhões de dólares por mês.

Um dos tweets de Musk sugeriu que a medida também pode ser uma resposta às duras críticas após seu plano de “paz” proposto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a Ucrânia tenha afirmado há muito tempo que nunca concordará em ceder terras tomadas à força, Musk sugeriu que cedesse permanentemente a região da Crimeia à Rússia, que novos referendos fossem realizados sob os auspícios das Nações Unidas para determinar o destino do território controlado pela Rússia e que a Ucrânia concordar com a neutralidade.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, estava entre os que criticaram a proposta de Musk.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andrij Melnyk, também o condenou em termos contundentes. “Foda-se é minha resposta muito diplomática para você @elonmusk”, disse ele no Twitter.

Respondendo a um post referindo-se ao destino do serviço Starlink e à observação do embaixador, Musk disse: “Estamos apenas seguindo sua recomendação”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A interrupção do serviço pode ter consequências terríveis para a Ucrânia. O vice-primeiro-ministro Mykhailo Fedorov disse esta semana que os serviços da Starlink ajudaram a restaurar a infraestrutura de energia e comunicações em áreas críticas após mais de 100 ataques de mísseis de cruzeiro russos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile