Ciência e Tecnologia

SpaceX ameaça retirar serviços Starlink na Ucrânia se Biden não arcar com o custo

A SpaceX está pedindo que o Pentágono aumente o valor que paga pelo serviço crítico de Internet na Ucrânia fornecido pelo serviço Starlink da empresa ou corre o risco de perdê-lo, informou a CNN na sexta-feira, com o CEO Elon Musk sugerindo que a medida está relacionada à rejeição de sua proposta de paz .

Em uma carta ao Pentágono no mês passado, a Starlink disse que não pode mais continuar a financiar o serviço Starlink na Ucrânia como tem feito, citando custos de US$ 120 milhões para o resto do ano e cerca de US$ 400 milhões para os próximos 12 meses. a documentos que obtidos pela CNN americana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não estamos em posição de doar terminais para a Ucrânia ou financiar os terminais existentes por um período indefinido de tempo”, escreveu o diretor de vendas do governo da SpaceX ao Pentágono na carta de setembro, segundo o relatório. 

A perda potencial dos serviços Starlink na Ucrânia provavelmente terá um efeito prejudicial na contra-ofensiva das forças armadas ucranianas contra a ocupação e a guerra da Rússia no país, com os militares ucranianos creditando os terminais de internet confiáveis, leves e móveis como críticos para a comunicação militar e civil. . 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entre os documentos obtidos pela CNN, diz-se que inclui um pedido direto feito a Musk em julho pelo general comandante das forças armadas ucranianas, Valerii Zaluzhniy, pedindo quase 8.000 terminais Starlink. 

“A SpaceX enfrenta decisões terrivelmente difíceis aqui. Não acho que eles tenham capacidade financeira para fornecer terminais ou serviços adicionais, conforme solicitado pelo general Zaluzhniy”, escreveu um consultor externo que trabalha para a SpaceX em uma carta separada ao Pentágono, informou a CNN.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mikhail Podolyak, consultor sênior do gabinete do presidente ucraniano, twittou na sexta-feira que a Ucrânia espera que a Starlink forneça conexão “até o final das negociações”, embora não esteja claro especificamente a quais negociações ele se refere.

“Sejamos honestos. Goste ou não, [Elon Musk] nos ajudou a sobreviver aos momentos mais críticos da guerra. As empresas têm direito às suas próprias estratégias. A [Ucrânia] encontrará uma solução para manter o [Starlink] funcionando. Esperamos que a empresa forneça uma conexão estável até o final das negociações”, disse Podolyak.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile