Cientistas descongelam vírus de 48.500 anos: ‘Podem levar a nova pandemias”

(Divulgação)

Um vírus antigo que permaneceu congelado no permafrost da Sibéria por 48.500 anos se tornou o mais antigo já revivido até agora, dizem os cientistas.

‘48.500 anos é um recorde mundial’, disse Jean-Michel Claverie, virologista da Universidade Aix-Marseille, na França, ao  New Scientist .

O pandoravírus tem um micrômetro de comprimento e 0,5 micrômetro de largura, o que significa que é visível com um microscópio de luz.

O descongelamento do permafrost pode representar um perigo para a humanidade, alertaram os cientistas depois de reviver um vírus antigo, que ficou congelado por dezenas de milhares de anos.

Embora os vírus não sejam considerados um risco para os seres humanos, os cientistas alertam que outros vírus expostos pelo gelo derretido podem ser “desastrosos” e levar a novas pandemias.

Esses vírus ainda são capazes de infectar organismos vivos, disse a equipe internacional depois de observar um total de nove vírus antigos descobertos no permafrost da Sibéria infectando amebas em um laboratório.

O mais antigo dos vírus recém-descobertos tem quase 50.000 anos, disse a equipe. “48.500 anos é um recorde mundial”, disse Jean-Michel Claverie, membro da equipe e pesquisador da Universidade Aix-Marseille, na França, à New Scientist. Sua equipe estudou um total de sete vírus antigos em seu último estudo. O grupo publicou uma pré-impressão de seu trabalho no início de novembro.

O grupo, que inclui cientistas da Rússia, França e Alemanha, já havia conseguido reviver dois outros vírus antigos, com 30.000 anos de idade. Os vírus descobertos e revividos pela equipe são considerados os mais antigos já revividos, embora alguns outros pesquisadores afirmem ter revivido bactérias, que dizem ter até 250 milhões de anos.