Ciência e Tecnologia

Artemis I: cápsula da Nasa volta à Terra após missão perto da lua

Foto: Reprodução

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A cápsula Artemis I Orion voltou à Terra após uma viagem de 25 dias que chegou a 97 quilômetros da lua, completando a primeira etapa de um plano ambicioso para estabelecer uma presença de longo prazo lá e depois enviar um ônibus tripulado para Marte.

A espaçonave passou 25,5 dias no espaço e viajou em uma jornada de 1 400 000  quilômetros ao redor da Lua, de acordo com a NASA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nossa espaçonave está em casa”, twittou a NASA às 9h41 da manhã de domingo, logo após o mergulho ocorrido perto de Baja California, no México.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A missão, que superou vários atrasos no lançamento , retornará a cápsula não tripulada à Terra no Oceano Pacífico, na costa de San Diego.

A cápsula teve um bom desempenho durante a viagem de quase um mês, disse Mike Sarafin, gerente da missão Artemis I, em entrevista coletiva na quinta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lançada  em 16 de novembro  no voo inaugural do enorme novo foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA, a cápsula não pilotada Orion foi impulsionada para fora da órbita da Terra e para a lua para uma série exaustiva de testes, colocando sua propulsão, navegação, energia e sistemas de computador através seus passos no ambiente do espaço profundo.

O Orion voou pela metade de uma “órbita retrógrada distante” ao redor da lua que o carregou para mais longe da Terra – 268.563 milhas – do que qualquer outra espaçonave humana anterior. Dois disparos críticos de seu motor principal criaram um sobrevôo lunar de baixa altitude na segunda-feira passada que, por sua vez, colocou a nave em rota para a aterrissagem no domingo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A NASA planejou originalmente trazer o navio para o oeste de San Diego, mas uma frente fria prevista trazendo ventos mais fortes e mares mais agitados levou os gerentes da missão a mover o local de pouso para o sul por cerca de 350 milhas, para um ponto ao sul da ilha de Guadalupe, cerca de 200 milhas a oeste. da Baixa Califórnia.

Após uma manobra final de correção de trajetória no início do domingo, a espaçonave Orion mergulhou de volta na atmosfera discernível a uma altitude de 400.000 pés às 12h20

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile