Ciência e Tecnologia

Asteroide do tamanho de um caminhão passará muito perto da América do Sul

(NASA)

Um asteroide medindo 3,5 por 8,5 metros – aproximadamente do tamanho de um caminhão baú – passará perto da Terra na noite desta quinta-feira (26). Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o asteroide passará, especificamente no extremo-sul da América do Sul, a partir das 21h, pelo horário de Brasília. 

A agência espacial dos EUA disse na quarta-feira que este asteroide recém-descoberto passará 3.600 quilômetros acima da ponta sul da América do Sul. Isso é 10 vezes mais próximo do que o grupo de satélites de comunicação orbitando acima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mesmo que a rocha espacial chegasse muito mais perto, os cientistas disseram que a maior parte dela iria queimar na atmosfera, com alguns dos pedaços maiores possivelmente caindo como meteoritos.

O sistema de avaliação de risco de impacto da NASA, chamado Scout, rapidamente descartou um ataque, disse seu desenvolvedor, Davide Farnocchia, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da agência em Pasadena, Califórnia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Mas, apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Farnocchia em um comunicado. “Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto próximo da Terra já registrado.”

Descoberto no sábado, acredita-se que o asteróide conhecido como 2023 BU tenha entre 11 pés e 28 pés de diâmetro. Foi detectado pela primeira vez pelo mesmo astrônomo amador na Crimeia, Gennady Borisov, que descobriu um cometa interestelar em 2019. Em poucos dias, dezenas de observações foram feitas por astrônomos de todo o mundo, permitindo-lhes refinar a órbita do asteroide.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O caminho do asteróide será drasticamente alterado pela gravidade da Terra assim que passar. Em vez de circular o sol a cada 359 dias, ele se moverá para uma órbita oval com duração de 425 dias, de acordo com a NASA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile