Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Disney baniu um episódio de “Os Simpsons”, que contém uma cena que faz referência ao trabalho forçado chinês, de seu serviço de streaming em Hong Kong.
A medida ocorre após a introdução de uma polêmica lei de segurança nacional implementada pela China em 2020, que tornou mais fácil para o regime processar dissidentes na região semiautônoma.
Durante o episódio, uma das personagens principais da série, Marge Simpson, pode ser vista pedalando em uma bicicleta indoor com um instrutor virtual, que é justaposto em frente a imagens da Grande Muralha da China. A certa altura, o instrutor comenta: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones e romance.
O episódio, intitulado “One Angry Lisa”, foi ao ar pela primeira vez em outubro. Foi o segundo episódio da 34ª temporada do programa, iniciada em setembro. Não está claro quando o episódio foi removido.
Embora ainda possa ser visto nos Estados Unidos por meio do serviço de streaming Disney+, o episódio não pode mais ser visto por streamers em Hong Kong, de acordo com o The Financial Times .
An episode of The Simpsons has been removed on Disney+ in Hong Kong after it made a reference to forced labour camps in China. The episode, titled ‘One Angry Lisa,’ may have violated a film censorship law that was introduced in 2021. Disney has not commented on the incident. pic.twitter.com/VoT9pst1Uv
— Jay Ganglani (@GanglaniJay) February 7, 2023