Ciência e Tecnologia

Asteroide passará perto, mas não deve atingir a Terra em 2046, diz NASA

(NASA)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA diz que está rastreando um novo asteroide chamado 2023 DW que tem “uma chance muito pequena” de afetar a Terra no Dia dos Namorados em 2046 .

De acordo com projeções da Agência Espacial Européia, o asteróide tem uma chance em 625 de colidir com a Terra, enquanto o sistema Sentry do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estima uma chance em 560.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O asteroide é o único objeto que os cientistas estão rastreando que se classifica na escala de Torino, uma ferramenta que a NASA usa para categorizar possíveis eventos de impacto na Terra. No entanto, a agência espacial dos EUA disse que as chances são extremamente pequenas de que a rocha espacial atinja o planeta.

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, tuitou a NASA. “Os analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Detectado pela primeira vez em fevereiro, estima-se que o asteroide tenha um diâmetro médio de 49 metros (160 pés) ou aproximadamente o comprimento de uma piscina olímpica.

De acordo com a NASA, prevê-se que o asteroide tenha 10 aproximações próximas da Terra, com as outras nove ocorrendo entre 2047 e 2054.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em setembro de 2022, a NASA colidiu com sua espaçonave Double Asteroid Redirection Test, ou DART, em um asteroide para ver se poderia evitar colisões potencialmente devastadoras com a Terra. Mais tarde, a NASA confirmou que a missão foi um sucesso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile