Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma estudante universitária do Reino Unido disse que pediu ao ChatGPT, tecnologia de inteligência artificial, para escrever uma carta para se livrar de uma multa de estacionamento – e funcionou.
Millie Houlton, uma estudante da York St. John University, recebeu uma multa de estacionamento de £ 60, cerca de R$ 375,18 (na cotação de hoje), que ela disse ter sido emitida incorretamente. Ela ia apenas pagar – mas decidiu contestar a multa perguntando ao ChatGPT o que dizer, disse ela à BBC News.
“Eu estava tipo, ‘Oh, eu não preciso dessa multa, sou um estudante’, mas tentar articular o que eu queria dizer era muito difícil, então pensei em ver se o ChatGPT pode fazer isso por mim,”, disse ela à BBC News.
Ela contou os detalhes ao ChatGPT – que a multa era por estacionar na própria rua, para a qual ela tem alvará – e ele computou uma resposta. “Ele dizia que eu era estudante e que paguei minha licença por dois anos e não iria estacionar deliberadamente em algum lugar que não deveria”, disse ela.
Uma captura de tela da resposta do bot foi obtida pela AFP. Ele mostra a carta elaborada, com apenas algumas áreas deixadas para Houlton preencher, como a data da multa de estacionamento e o nome da estrada em que ela estacionou.
Ela enviou a carta finalizada e recebeu uma resposta informando que a multa foi revogada. Ela disse à BBC News que estava “muito aliviada” por ter funcionado.
Houlton é apenas um dos cerca de 100 milhões de usuários no ChatGPT. A tecnologia AI, que se tornou o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos, de acordo com um estudo da USB, é usada para responder a perguntas e concluir tarefas.
É tão preciso que pode até mesmo substituir humanos em certos trabalhos e tarefas – como escrever código para programadores de computador ou redigir cartas para representantes de recursos humanos. Também é usado para escrever redações e, quando o ChatGPT foi encarregado de fazer o exame da ordem, ele passou.