Ciência e Tecnologia

A reação de Elon Musk após explosão do foguete Starship de sua empresa SpaceX

Foto: Reprodução/Redes sociais

Elon Musk , CEO da SpaceX , parabenizou a empresa pela decolagem do foguete Starship , que explodiu momentos depois nesta quinta-feira (20) durante seu primeiro voo de teste. Cápsula, escolhida pela Nasa, pretende transportar astronautas à Lua como parte da missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025.

“Parabéns @SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship”, disse ele no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Aprendemos muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O gigantesco foguete decolou com sucesso às 8h33 (horário local, 13h33 GMT) da Starbase, a base espacial da SpaceX em Boca Chica, Texas. O propulsor estava programado para se separar da cápsula da Starship três minutos após o lançamento, mas a separação não ocorreu e o foguete explodiu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Como se o teste de voo não fosse empolgante o suficiente, a Starship passou por uma rápida desmontagem não programada antes da separação do palco”, explicou a SpaceX.

Apesar do teste de voo não ter sido concluído, a SpaceX o declarou um sucesso . “Limpamos a torre, que era nosso único desejo”, disse Kate Tice, engenheira de sistemas de qualidade da SpaceX.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, pois a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, escreveu a SpaceX no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência espacial norte-americana NASA escolheu a nave Starship para transportar astronautas à Lua no final de 2025 – missão conhecida como Artemis III – pela primeira vez desde o fim do programa Apollo em 1972.

A Starship consiste em uma espaçonave de 50 metros de altura projetada para transportar tripulação e carga que fica no topo de um foguete Super Heavy de 230 metros de altura .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A SpaceX realizou um teste de disparo de todos os 33 motores Raptor de primeiro estágio em fevereiro, mas foi a primeira vez que a espaçonave Starship e o foguete Super Heavy voaram juntos.

O objetivo do voo de teste integrado foi avaliar seu desempenho combinado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Musk havia alertado antes do lançamento que problemas técnicos eram prováveis ​​e tentou minimizar as expectativas para o primeiro voo de teste. “É um voo muito arriscado”, disse ele. “É o primeiro lançamento de um foguete muito complicado e gigantesco. “Há um milhão de maneiras pelas quais esse foguete pode falhar”, disse ele.

O plano para o voo de teste integrado era que o foguete Super Heavy se separasse da Starship cerca de três minutos após o lançamento e caísse no Golfo do México.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, eles não conseguiram se separar e o foguete de reforço e a nave estelar explodiram no céu em uma bola de fogo quatro minutos após o início do vôo.

“Se nos afastarmos o suficiente da plataforma de lançamento antes que algo dê errado, acho que vou dizer que foi um sucesso”, disse Musk antes do voo. “Claro, não exploda a plataforma de lançamento.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A SpaceX planeja colocar uma nave estelar em órbita e reabastecê-la com outra para que possa continuar sua jornada para Marte ou além.

O objetivo final é estabelecer bases na Lua e em Marte e colocar os humanos no “caminho de ser uma civilização multiplanetária”, segundo Musk.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos neste breve momento da civilização em que é possível nos tornarmos uma espécie multiplanetária”, disse ele. “Esse é o nosso objetivo. Acho que temos uma chance.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile