Ciência e Tecnologia

Hakuto-R: empresa de Tokio perde o contato com nave japonesa que pousaria na Lua nesta terça

Reprodução/ Ispace

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A startup japonesa de tecnologia espacial iSpace, tentou pousar sua própria espaçonave na lua nesta terça-feira (25), mas seu destino agora é desconhecido, pois os controladores de voo perderam contato com ela momentos antes do pouso planejado. Trata-se uma nave mão tripulada.

A missão 1 do módulo Hakuto-R foi lançada em 11 de dezembro, da Estação Espacial de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, acoplado ao foguete Falcon 9, da SpaceX.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não confirmamos a comunicação com o módulo de pouso”, disse um funcionário da empresa cerca de 25 minutos após o pouso planejado.

“Temos que assumir que não conseguimos completar o pouso na superfície lunar”, disse o oficial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Apenas três governos conseguiram pousar na lua com sucesso: Rússia, Estados Unidos e China. Uma organização sem fins lucrativos israelense tentou pousar na lua em 2019, mas sua espaçonave foi destruída no impacto.

A sonda japonesa de 2,3 metros carregava um mini rover lunar para os Emirados Árabes Unidos e um robô de brinquedo do Japão projetado para rolar na poeira lunar. Também havia itens de clientes particulares a bordo.

Nomeada Hakuto, japonês para coelho branco, a espaçonave tinha como alvo a cratera Atlas na seção nordeste do lado próximo da lua, com mais de 50 milhas (87 quilômetros) de diâmetro e pouco mais de 1 milha (2 quilômetros) de profundidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile