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Google vai mergulhar de vez na inteligência artificial. Depois de ter anunciado o seu próprio chatbot e a ideia de o levar para outras plataformas, a empresa divulgou os primeiros detalhes de como será esta integração para competir com os progressos que tem vindo a registar no mercado.
A Bard é a base de todo esse caminho, embora atrás dela esteja o PaLM 2 , o modelo de linguagem que permitirá o aprendizado e operação da plataforma. Uma tecnologia que a empresa já vem integrando com os usuários por meio de iniciativas como o Med-PaLM 2, que permite que perguntas médicas sejam feitas com mais precisão e segurança e serão levadas a terceiros por meio da Nuvem.
Novidades para Bard
A empresa confirmou que 180 países no mundo têm acesso ao Bard, por meio de uma solicitação enquanto termina o período de teste e é lançado oficialmente. Por esse motivo, o chatbot só é suportado em inglês e o japonês e o coreano foram adicionados recentemente, embora o objetivo seja que funcione nos 40 idiomas mais falados no mundo.
Outro anúncio relacionado a esta ferramenta é que além de ter a capacidade de gerar conteúdo de texto, ela também gerará conteúdo de imagem, embora aproveitando a tecnologia do Google.
Por exemplo, se alguém estiver em sua casa e quiser pesquisar a decoração da casa, pode usar o Lens e tirar uma foto de uma de suas mesas e pedir ao Bard para gerar algo que se adapte àquele espaço.
O chatbot também terá acesso ao buscador de imagens da empresa e que servirá de base para a geração do conteúdo. Dessa forma, o usuário poderá solicitar que você visite um lugar do mundo e criará imagens relacionadas a essa consulta.
A empresa deixou claro que a chegada dessa inteligência artificial não vai substituir o assistente de voz, que opera em celulares e aparelhos Nest, mas sim que a ideia é que futuramente ela se integre a ela, como fará em outras aplicações.
Inteligência artificial no ecossistema Google
Outro ponto importante dos anúncios da empresa, pois plataformas como Docs, Gmail, Tradutor e Cloud, contarão com essa tecnologia para melhorar seu funcionamento e tornar a vida de seus usuários mais produtiva.
Para Gmail e Docs será possível gerar conteúdo automaticamente para otimizar os espaços de trabalho. Dessa forma, você pode solicitar à inteligência artificial que escreva e-mails ou documentos seguindo uma lista de indicações, dependendo do conteúdo que você deseja que aquele texto tenha.
No caso específico das Planilhas, a IA dará ao usuário a oportunidade de gerar gráficos e tabelas de forma mais simples, pois não precisará mais seguir o passo a passo tradicional, mas sim em uma caixa de texto dentro do aplicativo. será possível dar as ordens de como deve ficar a mesa e como deve ser apresentada.
Com Cloud será possível ter uma ferramenta que converte áudio em texto e texto em áudio, este último tem a característica de não necessitar de aprendizagem prévia de nenhum idioma, pois terá a capacidade de traduzi-lo imediatamente.