Ciência e Tecnologia

Astrônomos anunciam descoberta da ‘maior explosão’ cósmica já registrada

Foto: FelixMittermeier/Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na manhã desta sexta-feira (12), astrônomos anunciaram que identificaram a “maior explosão” cósmica já observada, uma bola de energia equivalente a 100x o tamanho do nosso Sistema Solar.

Os astrônomos acreditam que têm a explicação mais provável para o fenômeno, mas destacaram que mais pesquisas são necessárias para compreendê-lo de fato.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A explosão, catalogada como AT2021lwx, não foi a mais luminosa já observada. Este recorde pertence a uma explosão de raios gama (explosão eletromagnética de uma supernova) batizado como GRB221009A, detectado em outubro de 2022.

O GRB221009A foi definido como “o mais luminoso de todos os tempos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A nova explosão AT2021lwx aconteceu há três anos. A revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society britânica a descreve como a maior porque, neste período de tempo, liberou muito mais energia que uma explosão de raios gama.

A explosão havia sido detectada em 2020, de forma automática, pelo observatório americano Zwicky Transient Facility da Califórnia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Porém, o fenômeno “ficou armazenado no banco de dados” do observatório, de acordo com o principal autor do estudo, antes que os astrônomos o estudassem a fundo, um ano depois.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile