Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A agência espacial federal dos Estados Unidos, NASA, selecionou a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, para construir uma espaçonave que enviará astronautas de e para a superfície da lua, ganhando um contrato avaliado em cerca de US$ 3,4 bilhões.
Em um comunicado à imprensa na sexta-feira, a NASA disse que a empresa projetaria, testaria e desenvolveria um “lander” sob o programa Artemis, a iniciativa de exploração lunar da agência.
“Hoje estamos entusiasmados em anunciar que a Blue Origin construirá um sistema de pouso humano como o segundo fornecedor da NASA para levar os astronautas Artemis à superfície lunar”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, no comunicado.
“Estamos na era de ouro dos voos espaciais tripulados, possibilitados pelas parcerias comerciais e internacionais da NASA. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá caminho para o pouso dos primeiros astronautas em Marte.”
O contrato exige que a Blue Origin ofereça uma demonstração de uma missão não tripulada à Lua, seguida de uma viagem tripulada que levaria os astronautas à superfície lunar, prevista para 2029.
We selected @BlueOrigin to develop the human landing system for the #Artemis V mission. This component for deep space transportation will help us in our goal of sending astronauts to the surface of the Moon and returning them home safely: https://t.co/KMq5fUn0ll pic.twitter.com/mpfUjWr6OX
— NASA (@NASA) May 19, 2023
O anúncio veio quando um punhado de empresas privadas, como a Space X de Elon Musk e a Blue Origin de Bezos, pressionavam por um papel maior nas atividades espaciais e competiam por lucrativos contratos governamentais.
Em abril de 2021 , a NASA concedeu à SpaceX um contrato de US$ 2,89 bilhões para desenvolver um sistema de pouso humano que levaria dois astronautas à superfície da lua sob o programa Artemis.
A Blue Origin foi superada em licitações para contratos anteriores, e o anúncio de sexta-feira representou um marco importante para a empresa.
A Blue Origin construirá um módulo de pouso de 16 metros (52 pés) de altura em coordenação com os empreiteiros de defesa Lockheed Martin e Boeing, bem como a empresa de software de naves espaciais Draper e a empresa de robótica Astrobotic. Essas empresas perderam para a SpaceX em sua oferta de 2021, que a Blue Origin tentou, sem sucesso, anular no tribunal.
“É uma honra estar nesta jornada com a @NASA para pousar astronautas na Lua – desta vez para ficar”, disse Bezos, o bilionário fundador da Amazon.com, em um post no Twitter após o anúncio.