Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O supertelescópio James Webb detectou um tipo de molécula de carbono pela 1ª vez no espaço. A informação foi divulgada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos (EUA), nesta segunda-feira (26).
De acordo com a Nasa, a descoberta é importante pois a substância é responsável pela formação de outras moléculas de carbono essenciais ao surgimento da vida.
A molécula encontrada é o cátion metila (CH3+). O local do registro foi em um sistema estelar ainda jovem.
Na região da descoberta, também já foi registrado um disco protoplanetário, um compilado de matéria que orbita em torno de uma estrela.
Segundo a Nasa, a presença de moléculas como a CH3+ permite que se estude o surgimento da vida na Terra e também é possível que ela esteja presente em outras regiões do universo.
A Nasa também disse que o feito demonstra a alta capacidade que o telescópio tem em capturar a presença de moléculas como o CH3+.
“Essa detecção não apenas valida a incrível sensibilidade do James Webb, mas também confirma a importância central da CH3+ na química interestelar”, disse Marie-Aline Martin-Drumel em um comunicado da Nasa.
Ela é da Universidade de Paris-Saclay, na França, e integrante da equipe científica que trabalhou na detecção da molécula.