Ciência e Tecnologia

Microsoft ofereceu Bing para Apple em 2018, mas a empresa preferiu o Google

Em um documento judicial divulgado no início deste mês, o Google revelou que a Microsoft ofereceu vender seu mecanismo de busca Bing para a Apple em 2018. O documento faz parte do processo antitruste do Google contra o Departamento de Justiça dos EUA, que analisa o possível monopólio da empresa no mercado de buscas online. A informação foi relatada incialmente pela CNBC, neste sábado (24).

A batalha legal gira em torno de acordos-chave que o Google possui com a Apple e fabricantes de aparelhos Android para garantir a exclusividade de seu mecanismo de busca. Em 2021, o Google gastou mais de US$ 26 bilhões para manter sua posição como buscador padrão, de acordo com um documento apresentado durante o julgamento em outubro. A empresa argumenta que isso demonstra sua competitividade no mercado.

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Em seu documento do início do mês, o Google afirma que a Microsoft fez propostas à Apple em 2009, 2013, 2015, 2016, 2018 e 2020 para tornar o Bing o motor de busca padrão do navegador Safari. No entanto, a Apple sempre recusou, citando problemas de qualidade com o Bing.

“Em cada instância, a Apple avaliou minuciosamente a qualidade relativa do Bing em comparação com o Google e concluiu que o Google era a escolha padrão superior para seus usuários do Safari. Isso é competição”, escreveu o Google no documento.

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O Departamento de Justiça dos EUA, em seu próprio documento divulgado recentemente, afirmou que a Microsoft gastou quase US$ 100 bilhões no Bing ao longo de 20 anos. A empresa lançou o Bing em 2009, após tentativas de buscas anteriores sob as marcas MSN e Windows Live.

Hoje, o Bing possui 3% de participação no mercado global, de acordo com a StatCounter. No quarto trimestre, a Microsoft gerou US$ 3,2 bilhões com publicidade em busca e notícias, enquanto a receita de busca e outros do Google totalizou US$ 48 bilhões.

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O Google disse em seu documento que, quando a Microsoft entrou em contato com a Apple em 2018, enfatizando melhorias na qualidade do Bing, a empresa ofereceu vendê-lo para a Apple ou estabelecer uma joint venture relacionada.

“A qualidade de busca da Microsoft, seu investimento em busca, tudo não era significativo de forma alguma”, disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, de acordo com o documento. “Então, tudo era inferior. Portanto, a qualidade de busca em si não era tão boa. Eles não estavam investindo em nenhum nível comparável ao Google ou ao que a Microsoft poderia investir. E sua organização de publicidade e como eles monetizam também não eram muito boas.”

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O Google disse que o CEO da Apple, Tim Cook, enviou um e-mail aos executivos da Apple sobre a avaliação do Bing, mas seus comentários estão redigidos no documento.

Representantes do Google e da Microsoft não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

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Em outubro, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, testemunhou no julgamento que tem “focado todos os anos do meu mandato como CEO para ver se a Apple estaria aberta” a um acordo para tornar o Bing o buscador padrão.

Cue testemunhou que “se a Apple não recebesse os pagamentos massivos que buscava do Google, teria desenvolvido seu próprio mecanismo de busca”, afirmou o Departamento de Justiça em seu documento.

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Em setembro, a Bloomberg informou, citando fontes não identificadas, que por volta de 2020 executivos da Microsoft realizaram conversas “exploratórias” com Eddy Cue sobre a venda do Bing para a Apple.

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