Ciência e Tecnologia

Primeiras imagens da lua: Odysseus da Intuitive Machines transmite vistas inéditas da superfície lunar

@NASA

O módulo de carga da Intuitive Machines, Odisséu, enviou suas primeiras imagens da superfície lunar no fim de semana, enquanto a espaçonave se acomodava em seu destino lunar. (Imagens no final da matéria)

A histórica missão IM-1 da empresa agora está operando na Lua após pousar na quinta-feira, tornando-se a primeira espaçonave privada a realizar um pouso suave na superfície lunar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Intuitive Machines inicialmente relatou que o Odisséu estava em pé. Mas, em uma atualização na noite de sexta-feira, os executivos da empresa disseram acreditar que a espaçonave prendeu o trem de pouso lateralmente na superfície da Lua durante o toque e tombou.

Apesar de estar de lado, o Odisséu ainda está enviando dados. A Intuitive Machines espera que o Odisséu opere até a manhã de terça-feira, quando seus painéis solares não estarão mais expostos ao sol.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As ações da Intuitive Machines caíram até 30% na negociação de segunda-feira em relação ao fechamento anterior de US$ 9,59 por ação.

O módulo de pouso Odisséu transportou 12 cargas governamentais e comerciais – seis das quais são para a NASA sob um contrato de US$ 118 milhões por meio da iniciativa Serviços Comerciais de Carga Lunar (CLPS) da agência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A liderança da NASA enfatizou que a missão IM-1 ainda foi bem-sucedida apesar da espaçonave tombar, chamando o pouso de “uma conquista gigantesca”.

Uma das cargas, “EagleCam”, é uma pequena câmera desenvolvida pela Embry-Riddle Aeronautical University. Originalmente, a EagleCam deveria ser ejetada nos momentos finais do pouso do Odisséu, para capturar as primeiras imagens de um pouso na Lua de fora de uma espaçonave, mas um problema com o sistema de navegação do módulo de pouso fez com que a câmera não fosse acionada. A equipe da Embry-Riddle disse que a Intuitive Machines ainda planeja liberar a EagleCam do módulo de pouso em um momento posterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Aqui estão algumas das imagens iniciais do pouso:

The company's cargo lander Odysseus is seen flying toward the lunar surface in preparation for its landing on Feb. 22, 2024.

O módulo de pouso de carga Odysseus da empresa é visto voando em direção à superfície lunar em preparação para seu pouso em 22 de fevereiro de 2024 (Imagem: Intuitive Machines)

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A câmera Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA identificou o módulo de pouso Odysseus da Intuitive Machines na superfície. NASA/GSFC/Universidade Estadual do Arizona

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile