Ciência e Tecnologia

NASA encontra 600 milhões de toneladas de gelo na Lua

Cientistas da NASA descobrem depósitos de gelo perto do polo norte da Lua com 600 milhões de toneladas métricas de água.

O Mini-SAR da NASA, um radar leve de abertura sintética, encontrou mais de 40 pequenos crateras contendo gelo de água. Esses crateras variam em tamanho entre 2 e 15 quilômetros de diâmetro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O radar foi transportado a bordo da espaçonave Chandrayaan-1 da Índia.

Os especialistas calculam que pode haver pelo menos 600 milhões de toneladas métricas de gelo de água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Mini-SAR capturou imagens de muitas das regiões permanentemente sombreadas que existem nos polos lunares.

“Essas áreas escuras são extremamente frias e tem sido teorizado que aqui pode haver grandes quantidades de material volátil, incluindo gelo de água. O principal objetivo científico do experimento Mini-SAR é mapear e caracterizar os depósitos existentes”, disse a NASA em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A imagem resultante das múltiplas medições e dos dados dos instrumentos em missões lunares indica que a criação, migração, deposição e retenção de água estão ocorrendo na Lua”, disse Paul Spudis, pesquisador principal do experimento Mini-SAR na Lua e Instituto Planetário de Houston.

“Os novos achados mostram que a Lua é um destino científico, de exploração e operacional ainda mais interessante e atraente do que se pensava anteriormente”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Após analisar os dados, nossa equipe científica determinou uma forte indicação de gelo de água, uma descoberta que fornecerá às futuras missões um novo alvo para explorar e explorar mais a fundo”, disse Jason Crusan, executivo do programa Mini-RF da Direção de Missões de Operações Espaciais da NASA em Washington.

Os achados do Mini-SAR foram publicados na revista Geophysical Research Letters.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o comunicado da agência governamental dos Estados Unidos responsável pelo programa espacial civil, “os resultados são consistentes com descobertas recentes de outros instrumentos da NASA e contribuem para a compreensão crescente da ciência sobre as múltiplas formas de água encontradas na Lua”.

“O Moon Mineralogy Mapper da agência descobriu moléculas de água nas regiões polares da Lua, enquanto o satélite de observação e detecção de crateras lunares da NASA, ou LCROSS, detectou vapor de água”, conclui o comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile