Ciência e Tecnologia

Maior buraco negro da Via Láctea é descoberto ‘perto’ da Terra

Foto: ESO/Divulgação

O Observatório Europeu Austral (ESO) anunciou nesta terça-feira (16) a descoberta do maior buraco negro estelar já registrado na Via Láctea, com uma massa 33 vezes superior à do Sol. Batizado como Gaia BH3, ele foi identificado de forma incidental através dos dados coletados pela missão Gaia da Agência Espacial Europeia.

Localizado a uma distância notavelmente próxima da Terra, apenas 2 mil anos-luz, na constelação de Aquila, o buraco negro surpreendeu os cientistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um ano-luz equivale à distância que a luz viaja em um ano, ou seja, cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.

O astrônomo Pasquale Panuzzo, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) do Observatório de Paris, expressou sua surpresa com a descoberta, destacando que encontrar um buraco negro de alta massa nas proximidades e ainda não detectado era algo inesperado e raro na pesquisa astronômica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os buracos negros estelares comumente encontrados na Via Láctea têm uma massa em torno de dez vezes a do Sol. Até então, o maior conhecido, Cygnus X-1, possuía aproximadamente 21 massas solares.

A detecção desse novo buraco negro estelar foi possível graças à observação de uma oscilação na estrela companheira que orbitava ao seu redor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O movimento oscilante da estrela companheira, causado pela interação com o buraco negro, foi identificado pelos astrônomos do ESO.

Panuzzo descreveu a estrela companheira como sendo ligeiramente menor que o Sol, com cerca de 75% de sua massa, mas mais luminosa, girando em torno de um parceiro invisível.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Observações adicionais realizadas por telescópios terrestres confirmaram a presença desse buraco negro estelar, cuja massa é muito superior à dos buracos negros já conhecidos na Via Láctea.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile